Com a temperatura mais alta, os bebês podem sofrer com algumas doenças
A estação mais quente do ano pode trazer algumas doenças para os bebês. Assim, é importante que os pais estejam atentos aos primeiros sintomas para prevenir e tratar adequadamente esses problemas.
Confira as mais comuns:
Conjuntivite
Existem quatro tipos de conjuntivite: viral, bacteriana, alérgica e a causada por queimadura solar. Os sintomas de todas elas são bem parecidos e de forma geral incluem olhos inflamados, vermelhos e, às vezes, liberando pus e secreções. Ao perceber qualquer sinal de conjuntivite leve o bebê imediatamente ao pediatra.
Desidratação
Lembre-se sempre de que as crianças se desidratam mais facilmente. Transpiração excessiva, baixa ingestão de líquidos, vômitos e diarreias podem contribuir para a desidratação dos pequenos. Para prevenir esse problema deixe o bebê bem fresquinho, optando por roupas leves e de cores claras; se possível utilize peças 100% algodão.
Se pratica o aleitamento exclusivo ofereça o peito com mais frequência. Caso o pequeno tenha mais de seis meses e já esteja tomando água também oferte mais vezes. “Uma criança desidratada fica com sede, com a boca e mucosas secas, olhos encovados e fica muito tempo sem urinar. Se ele se mostrar desesperado para tomar líquidos ou, no caso de recém-nascidos, se a sua moleira estiver funda – são sintomas de desidratação. Conhecer esses sinais é muito importante. Diante deles, comece a dar líquidos para a criança imediatamente e comunique o médico”, observa a pediatra Fabíola Peixoto La Torre, especialista em Infectologia Pediátrica.
Otite
Mais conhecida como inflamação no ouvido, a otite é causada por bactérias e fungos. No verão, costumam acontecer com mais frequência porque as crianças têm mais contato com a água. “A otite causa um zumbido no ouvido e dor intensa. O tratamento deve ser indicado por um médico”, explica La Torre.
Gastroenterite
Essa irritação no tubo digestivo costuma ocorrer com certa frequência. Um dos principais sintomas é a diarreia, que pode gerar também a desidratação. Assim, é importante redobrar a atenção quanto a procedência das comidas e bebidas que o bebê ingere. Alimentos leves e muito bem higienizados são as melhores alternativas. “Sempre higienize os alimentos e os utensílios de cozinha com bastante cuidado. Lave bem as mãos ao prepará-los e as mãos do bebê/criança. Mantenha também a refrigeração adequada de tudo o que é consumido”, recomenda La Torre.
Doenças de verão: veja as que são mais comuns nos bebês publicado primeiro em https://bebemamae.com/

Sem comentários:
Enviar um comentário